domingo, 12 de agosto de 2012

Todo mundo merece ter um pai

   


    Mãe todo mundo tem, mas pai não. Pra estarmos aqui nesse mundo, certamente surgimos do encontro entre um óvulo e um espermatozóide, esse fato é indiscutível, mas muitas vezes o "dono do espermatozóide faz o serviço" e some no mundo. Conheço muita gente que não tem idéia de quem seja o pai, outros que até sabem mas pouco ou nunca tiveram contato com o cidadão. A verdade é que um espermatozóide depois que fecunda o óvulo precisa de amor, atenção, alimentação pra virar um feto e depois uma criança, mas eu tenho a impressão que os homens pensam que podem sair por aí distribuindo espermatozóides sem a mínima responsabilidade e sem a noção de que aquele "bichinho" tem vida e em breve vai chorar, comer, andar, falar. 
    Aonde eu quero chegar? Quero dividir aqui o que eu nunca entendi, porque muitos homens tem tanta facilidade em virarem as costas pros próprios filhos? Como eles conseguem sair pelo mundo fingindo que nada aconteceu e não querendo viver a paternidade? Pais que são iguais ou melhores que as mães, são tão raros, que acabam sempre virando notícia. Hoje é dia dos pais, data que pra muitos não significa absolutamente nada. Eu particularmente prefiro chamar de dia das super mães e dedicá-lo pra tantas mulheres que acabam sendo pais e mães, que geram a vida, dão amor, atenção, sustentam e ainda superam o fato de terem sido abandonadas ou trocadas por outra. 
    Eu tenho pai e mãe, mas o meu pai já fez tanta bobagem nessa vida, e por último resolveu trocar as duas filhas por uma mulher que tem outras duas filhas as quais ele trata melhor que nós, que fomos geradas por ele, em função disso, eu simplesmente acho cada vez mais difícil conviver com ele me segurando pra não atirar toda a verdade na cara. Minha mãe é tão maravilhosa, que eles estão separados e ela simplesmente NUNCA abriu a boca pra falar mal dele pra mim e pra minha irmã, e olha que ela tem inúmeros motivos pra isso, mas ela está sempre tentando manter a harmonia entre as filhas dela e o cara que ela jurou que seria um bom pai. Minha mãe se enganou, mas quem nunca, neh?! 
    O fato é que eu vou morrer sem entender porque um homem se nega de viver a experiência única que é a paternidade? Eu tenho poucas lembranças boas do meu pai, mas são elas que fazem com que eu não brigue com ele, são elas que me permitem amá-lo apesar e acima de tudo, afinal, não fosse o espermatozóide dele eu não estaria aqui escrevendo nesse momento. Todo mundo merecia ter a oportunidade de conhecer e conviver com o pai, por pior que ele fosse. Pode ser bandido, médico, mau caráter, biólogo, advogado, cineasta, escritor, velho, novo, cabeça branca, com barba ou sem, ter bigode, bom ou mau humor, ser brabo, ser calmo, mas é o pai da pessoa, é quem por algum motivo a gerou, amou a sua mãe ou foi apenas um caso de uma noite, sua mãe ama ele até hoje e ele ama ela, mas eles negam esse fato, não importa, o que importa, é que nem todo mundo tem a oportunidade de ter um pai. 
    Conheço gente que ao invés do nome do pai tem tracinhos na carteira de identidade, conheço gente que passa a vida inteira sem falar com o pai e no fim da vida o cara decide fazer pelo filho o que não fez a vida inteira, conheço quem tenha o pai melhor que a mãe, conheço quem vê o pai fazer com os filhos dos outros o que nunca fez pra si, mas o fato é que seja do jeito que for todo mundo merece ter um pai e decidir se vale conviver com ele ou não. O certo seria se todos pudéssemos escolher se queremos ser filhos ou não, ninguém merece ser rejeitado por ninguém, ninguém tem o direito de julgar as atitudes de ninguém, por mais que eu ache que o meu pai está errado, não cabe a mim julgá-lo, deixo isso pra Deus que sabe fazer melhor do que eu. 
    Hoje é dia dos pais e eu não falei com o meu, queria que fosse diferente, queria que tivéssemos sentado em uma restaurante pra almoçarmos ou jantarmos juntos, pra relembrarmos nossos bons momentos, pra darmos risada e talvez até pra chorarmos juntos, mas ele não quis assim e eu aprendi a respeitar os mais velhos, por isso respeito a vontade dele. Ele diz que me ama, mas não demonstra me amar, e mesmo assim eu acredito nele, ele me ama sim, do jeito dele e do jeito que ele aprendeu que um filho deve ser amado. Eu tenho um pai, não é o pai dos meus sonhos, mas é o meu, é o que eu desejo que todo mundo merecia ter, seja bom seja ruim, mas ter um pai e só. Deus abençoe o meu e todos os pais do mundo hoje e sempre! 

3 comentários:

Unknown disse...

Um dia eu chego no teu nível de espiritualização para amar um pai que SÓ diz que ama, mas nunca demonstra (falo de minha parte).
E, concordo muito, a escolha de ser filho tem que ser nossa,a gente que decide se quer ou não a presença daquele ser, eu optei por não tê-lo e estou super tranquila com a minha decisão.

Carla Gomes disse...

Nossa... Ao ler esse teu texto eu penso em como nós mães, muitas vezes, somos ingênuas em acreditar que ao nascer os 'pais' irão virar pais, mas isso não é verdade e como me deixa triste isso. Pq nunca queremos que nossos filhos sofram e mesmo pequenos sem entender nada do que está acontecendo ao seu redor eles já sentem que existe algo diferente. Mas hoje, 4 meses depois que o Pedro nasceu, entendo que há pais que até podem amar seus filhos, mas não sentem a minima necessidade de sequer saber se eles estão bem, e simplesmente por isso, eu vou criar e amar meu filho como pai e mãe.

Carla Gomes disse...

Nossa... Ao ler esse teu texto eu penso em como nós mães, muitas vezes, somos ingênuas em acreditar que ao nascer os 'pais' irão virar pais, mas isso não é verdade e como me deixa triste isso. Pq nunca queremos que nossos filhos sofram e mesmo pequenos sem entender nada do que está acontecendo ao seu redor eles já sentem que existe algo diferente. Mas hoje, 4 meses depois que o Pedro nasceu, entendo que há pais que até podem amar seus filhos, mas não sentem a minima necessidade de sequer saber se eles estão bem, e simplesmente por isso, eu vou criar e amar meu filho como pai e mãe.