quarta-feira, 15 de agosto de 2012

O que os outros pensam é problema nosso

   



    Já vi muita gente compartilhando, postando e enchendo a boca pra dizer: "Eu não me preocupo com o que os outros pensam." Confesso que também já falei isso, mas aproveito aqui também pra confessar que a gente diz isso da boca pra fora. Se não nos preocupássemos com o que os outros pensam talvez andássemos pelados na rua, andaríamos gritando, dançando, falando sozinhos sem medo. Quer saber? Nos preocupamos sim com o que os outros pensam, e fazemos isso porque, na verdade, precisamos, para podermos viver bem e tentarmos viver em harmonia. 
    Quem nunca foi tirar a limpo uma história? Quem nunca se viu metido em uma fofoca ou foi alvo de uma mentira e perdeu o sono por isso? Se não estivéssemos nem aí pros outros não nos preocuparíamos. A verdade mesmo é que vivemos no Brasil uma ditadura silenciosa, as grandes empresas já assumiram que antes de contratar um funcionário vasculham a vida dele nas redes sociais, no spc, no serasa, ficha policial e o que mais for necessário, sendo assim fica difícil ou melhor, quase impossível não se preocupar com o que os outros pensam, já que o cara que tu dá uma indireta em uma rede social hoje pode ser o teu chefe amanhã, é gente, essa vida é doida. 
    Quem é que nunca, ao assistir uma palestra muito chata daquelas de dar sono, pensou em levantar e dar um grito ou dançar, ou cantar? Ah, confessa que já. E porque não fez isso? Com certeza pelo o que os outros iriam pensar e com medo de sair de lá preso em uma camisa de força.  Na verdade toda e qualquer atitude nossa é pra agradar ou impressionar alguém, seja a mãe, o pai, os irmãos, a professora, os colegas, o chefe, o o vizinho sarado, o nerd sequelado, a inimiga número um (sim, a gente quer sempre impressionar até quem não gostamos), e assim passamos a vida vivendo pros outros e preocupados com o que eles pensam sobre nós. 
    Tá bom, é lindo dizer que não se preocupa com o que os outros pensam, mas é mentira, a gente sabe que é, lá no fundinho a gente sempre sabe e assume. Cá estou eu, deletei meu facebook pra parar de ouvir coisas do tipo: "Ai como tu é polêmica!" "Nossa, tu fala demais!" "Se seguir assim tu vai te prejudicar!" e confesso que estou sentindo falta do meu face, dos meus amigos que eu só falava por lá, de saber da vida dos outros, de dar parabéns pros meus conhecidos, coisas idiotas e cotidianas, mas vamos confessar também que é por essas coisas que todo mundo tá lá. Agradeço aos idiotas que dizem: "Eu apagaria o meu face, mas o site de notícias mais importante do mundo atualiza lá primeiro!" Ahhh me poupa seu falso nerd, tu quer mesmo é saber quem mudou status de relacionamento, quem começou amizade com quem, quem tá se lamentando, quem tá comemorando, quem foi demitido, quem tá em um emprego novo, e por aí vai, não fosse por isso todo mundo deletaria o facebook sem o mínimo apego e abriria o g1, o terra, ou seja lá qual site de notícias fosse. 
    Deixemos a hipocrisia de lado e vamos assumir que somos todos assim, preocupados em agradar todo mundo (o que é impossível) e tentados em nos aprofundarmos na vida alheia. Vai lá, sem medo, assume e continua sendo feliz, ou infeliz, como preferir, mas sem perder a essência, as raízes, sem se corromper pelo o que os outros pensam. 

Nenhum comentário: