segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Admiração como base!

Muito se discute sobre quais seriam os sentimentos mais importantes para construir a base sólida de um relacionamento. Já ouvi falar em amor, aceitação, renúncia, sacrifício, entrega, cumplicidade e mais um milhão de palavras, mas uma delas prevalece pra mim: admiração. Concordo que todos os outros sentimentos não podem ser descartados. Mas a admiração é indispensável para a longevidade de uma relação. Admirar a pessoa que está ao seu lado pelo o que ela é, pelo o que conquistou, pelo o que sonha conquistar, mas não só isso. Admirar o outro por ter superado um medo, por ter aprendido a controlar o ciúme, por ser um bom pai, uma boa mãe. Admiração com certeza é uma das bases de um relacionamento e junto com o amor, a paciência, o respeito, a amizade e a sinceridade é capaz de tornar possível um casal cumprir a promessa de até que a morte os separe.
Minha avó ficou viúva há 14 anos e até hoje brilha o olho quando fala do meu avô, enche a boca para contar a história de amor deles, demonstra admiração pelo homem, marido, pai e avô que ele foi. Em um mundo aonde os relacionamentos estão cada vez mais descartáveis um casamento durar tanto tempo é uma raridade, por isso tenho pensado tanto nisso. A paixão passa, mas a amizade, a admiração e o respeito devem permanecer sempre. A mãe de uma amiga minha me contou que em meio a uma crise com o marido ela olhava pra ele e pensava: "Mas eu não quero ficar longe desse homem por tudo o que ele sempre foi pra mim e pros nossos filhos." A partir desse dia ela decidiu que lutaria por aquele amor até o fim da admiração que sentia por ele.
Que aos casais de hoje, de ontem, e os do futuro saibam admirar os seus companheiros e ensinem também aos seus filhos a beleza de podermos admirar outra pessoa pelo o que ela é, pelo o que foi e pelo o que virá a ser. Admiração, foi nisso que eu pensei quando vi essa foto do projeto 366 days do fotógrafo Leko Machado,
dai a idéia de dividir aqui com vocês esse meu pensamento.

Nenhum comentário: