quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

O sucesso da decadência cultural

Brasil final de 2011 início de 2012. O país inteiro entoa o hit "ai se eu te pego" cantado pelo sertanejo Michel Teló. É o momento do sertanejo universitário. A "música maldita" foi traduzida em quase todos, se não todos, os idiomas. Sucesso? Fenômeno? Muitos chamam assim, eu prefiro chamar de decadência cultural. Na verdade acho que estou vivendo na época errada, nasci na década em que o pop rock era destaque e preferia ter vivido todo esse sucesso que Legião Urbana, Capital Inicial, Paralamas do Sucesso, entre tantos outros cantores e bandas despontavam nas paradas musicais. Não sou moralista e estou longe, muito longe de ser uma pessoa extremamente culta. Não suporto techno, estou aprendendo a apreciar house, curto um bom pagode mas sou fã incondicional de pop rock e gosto um pouco de metal, resumo, sou eclética. Eu só acho que é muito pobre um país tão rico em variedade cultural exportar tão pouco. Sim, porque uma música que diz basicamente "ai se eu te pego" é o que está identificando o Brasil por todo o mundo. Sinceramente, acho decadente. Esses dias fui ao cinema assistir Amanhecer e fiquei triste em ver a "participação" do Brasil no filme, além de aparecer o Cristo Redentor (um lindo ponto turístico que identifica muito bem o país) aparece samba, mulheres semi nuas e caipirinha. Jura que é isso o que temos pra nos orgulhar do lugar aonde nascemos? Acho pouco e acho horrível essa mania do brasileiro de exportar só o que o país tem de ruim e de fútil. Eu afirmo que nós temos riqueza cultural, só precisamos de um povo mais instruído e que tenha vontade de conhecer mais do seu próprio país e não compre apenas o óbvio e o mais fácil.
Temos Maria Rita, Maria Gadu, Pitty com o seu novo projeto Agridoce, Pouca Vogal, Chimarruts, Jota Quest, Paralamas do Sucesso e mais uma lista de infinitos ótimos cantores e bandas. Porque exportar logo "ai se eu te pego"? Vale pensar se a cultura musical do país é tão pobre e tão vazia?! Não temos nada melhor pra exportar? É assim que queremos ficar conhecidos? A todo esse sucesso eu atribuo apenas um fator: decadência cultural de um povo e de um país que já viveram áureos tempos de bom gosto e boa música. Sinto saudade de um tempo que eu não cheguei a viver e o desejo de que gerações futuras tenham melhores motivos pra se orgulhar do Brasil. Sinceramente, deu de sermos apenas o país do futebol, da caipirinha, da bunda e do carnaval. Por enquanto sinto vergonha de ser brasileira, espero poder colaborar para um dia sentir orgulho.

Nenhum comentário: