sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Saudade do bom carnaval Bageense

Carnaval do Caixeiral 1999, na época eu, Raquel e Daniele nos prestávamos até a inventar fantasias. Essa foto hoje é antes de tudo engraçada, mas traz boas lembranças.


Carnaval chegando. Muitos viajando, outros já viajaram, e muitos pegarão a estrada logo mais. Essa é a nova e triste realidade de Bagé e o fim de um carnaval que deixou saudade. Há uns 11 anos eu fui ao meu primeiro baile de carnaval adulto do Clube Comercial de Bagé, os infantis eu frequentava bem dizer desde que nasci. Aliás, os carnavais de Bagé são fundamentais na minha vida, já que foi em um baile de carnaval que meus pais se conheceram e começaram a namorar. Mas enfim, a questão é que bons bailes de carnaval eram realizados nos Clubes Comercial e Caixeiral, aliás, contam que até o Clube Recreativo já teve boas festas, mas esse eu não vivi, apenas ouvi falar. Não existia essa história de viajar no carnaval, todo mundo ficava em Bagé e curtia os bailes, que eram lugares de reencontros, de alegria, de festa, música e até das famosas brigas na saída dos bailes. Sim, houve uma época em que os guris do Comercial e do Caixeiral brigavam ao final do baile, até penso que foi a partir daí que começou o fim do bom carnaval bageense. Outro fator importante foi que muitas das diretorias dos clubes defendiam mais os seus interesses pessoais do que dos sócios e da comunidade que sempre teve um carinho especial pelos dois clubes que integram o patrimônio histórico da cidade. Muita gente que ajudou a afundar os clubes, resolveu arrumar as malas e partir pra fazer carnaval logo ali. Que coisa! Mas não cabe a mim acusar ninguém nem afirmar nada já que não tenho provas, estou me baseando apenas em comentários que caíram na boca do povo. O fato é que há uns 5 ou 6 anos já não existe mais carnaval em Bagé e pra quem não vai viajar resta curtir a cidade que fica praticamente deserta durante as festas do Momo. Saudade é a única palavra que fica, pelo menos sei que não sou a única com esse sentimento. Todos os que viveram aqueles bons tempos eu sei que compartilham do saudosismo. Fica a dica pra quem gosta de organizar festas e pra quem ama a nossa cidade, quem sabe tentar resgatar o bom carnaval de Bagé? Claro que não esse ano, mas em 2013 quem sabe?!

Um comentário:

Sandrinha disse...

concordo plenamente, ñ sou Bageense de registro,(mas de coração sim) to aki desde os meus 15 anos e vivi tudo isso na Bagé, lamento muito como está hj.