terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Aprendendo com as diferenças




"A tolerância, do latim tolerare (sustentar, suportar), é um termo que define o grau de aceitação diante de um elemento contrário a uma regra moral, cultural, civil ou física.
Do ponto de vista da sociedade, a tolerância define a capacidade de uma pessoa ou grupo social de aceitar, noutra pessoa ou grupo social, uma atitude diferente das que são a norma no seu próprio grupo. Numa concepção moderna é também a atitude pessoal e comunitária face a valores diferentes daqueles adotados pelo grupo de pertença original." Fonte: Wikipédia

Diante de tantas discussões que tem sido levantadas nas redes sociais eu me obriguei a pesquisar sobre TOLERÂNCIA e encontrei essa definição que acho que se adapta bem ao que eu tenho pensado. Confesso, eu falo mal das coisas que não gosto, mas não quero com isso ofender nem menosprezar ninguém (e aqui me desculpo caso dê a entender isso em algum momento). Falo mal simplesmente porque não gosto, assim como falo bem do que gosto e vejo tanta gente falando mal de coisas, músicas, bandas e pessoas que me fazem bem, nem por isso me sinto ofendida.
Graças a Deus somos pessoas completamente diferentes umas das outras, se até os irmãos gêmeos tem diferenças de personalidade porque nós humanos, irmãos apenas em Cristo(eu acredito nisso e respeito quem não acredita) não seríamos?! E aí está o grande barato da vida, as diferenças.
O que seria do Grêmio sem o Inter?! Do branco sem o preto?! E por aí vai, diferenças que se opõe e se completam. Eu não consigo ver o UFC como esporte, mas nem por isso estou desrespeitando quem gosta, ou estou?! Eu assisti uma ou duas edições do BBB mas não consegui passar disso, acho besta, vazio, mas tem quem goste e esse não é um motivo pra me fazer odiar nem deixar de admirar ninguém. Mas as pessoas andam muito intolerantes com a opinião alheia, prova disso são as guerras, as brigas, os assassinatos. Uma opinião diferente e está instaurada uma imensa discussão que pode não acabar nada bem. Acho isso lamentável.
Tenho refletido, rezado e tentado ver, aceitar e pensar sobre opiniões contrárias às minhas, espero que eu consiga, espero que o mundo consiga e encontre nas diferenças motivos para crescer e aprender e não mais para brigar, xingar e matar.
Não sou melhor nem pior que ninguém e nem quero dar lição de moral, quero apenas me sentir bem e a vontade para expressar as minhas opiniões sem parecer que estou agredindo ou dando indiretas. Estou tentando me deixar encantar pelas diferenças e gostaria que todo mundo fizesse isso, aposto que vai ser uma experiência legal.

Nenhum comentário: