segunda-feira, 19 de setembro de 2016

O melhor baú de memórias

 


   Fui abraçar uma amiga que perdeu a mãe, estávamos conversando e ela visivelmente abalada, e não poderia ser diferente, porque perder a mãe em qualquer idade é um caos, me disse: "-Tu vê só, agora estou órfã de pai e mãe. Era ela que tinha as memórias da minha vida, muita coisa que eu vivi eu não lembro mas ela lembrava de tudo. Enterrando ela eu enterro parte da minha história." Essa reflexão fez todo o sentido e me fez dar ainda mais valor para as mães e para o meu papel como mãe. Com certeza ninguém lembra do dia do nascimento e dos primeiros meses de vida e raríssimas são as pessoas que lembram com clareza boa parte da própria infância mas as mães lembram cada detalhe da vida dos filhos. 
   As mães sempre acham, sabem e lembram tudo ou quase tudo. Mães tem um espaço infinito de memória e por isso são sempre uma perda irreparável. Eu adoro ouvir a minha mãe falar sobre o quanto eu demonstrava ter personalidade forte desde muito cedo, quando aos dois anos escolhia as roupas que ia vestir. Certa vez estacionamos o carro em frente a uma casa e eu disse: "-Que engraçado eu tenho uma sensação de que já estive nessa casa." E a minha mãe respondeu: "-E tu tá certa, a tua avó morou aqui e tu brincava nesse portal." Se não fosse a minha mãe talvez eu nunca soubesse que a minha sensação fazia sentido. 
   Uma manhã dessas eu acordei e fiquei olhando pra Melissa tentando imaginar o que ela vai ser, do que vai gostar, se vamos bater muito de frente, e ao mesmo tempo eternizei na memória aquele momento, aqueles olhinhos ainda perdidos, os sorrisinhos ainda involuntários, o cheirinho de azedo e até o choro. Mais do que em fotos e vídeos eu quero eternizar no coração cada detalhe da vida dela. Quero que, quando ela tiver curiosidade eu possa contar com riqueza de detalhes momentos importantes da vida dela. 
   Quando a minha avó se foi eu tive a sensação de que uma parte minha estava indo junto, e de fato foi, foram com ela algumas das minhas memórias, das importantes partes da minha história. Tem muita gente que eu amo nessa vida, mas é indiscutível a importância da minha mãe e da minha avó materna em quem eu sou hoje. Eu quero ser pra minha filha a mãe maravilhosa que eu tenho, de todas as coisas que eu possa ser, que o papel de mãe seja o mais impecável e eu de fato seja um baú de memórias, um feliz baú das mais lindas memórias da minha menina. 
   Preciso concordar com o gênio que sugeriu que as mães deveriam ser eternas, mas já que isso é impossível, que possamos ter longas e maravilhosas conversas com as nossas mães ou com os nossos filhos. Mais do que olhar um álbum de fotografias desejo que possamos olhar nos olhos do melhor baú de memórias que temos na vida, que possamos ter ouvidos atentos para as melhores histórias de quem indiscutivelmente mais nos ama. Cada mãe carrega no coração a mais linda biografia de cada filho que lhe é confiado, abençoadas sejam as melhores guardiãs das melhores histórias. 
   

Nenhum comentário: