quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Sobre escolher com amor

   


   Escolhas nunca são fáceis. Desde escolher a roupa para vestir até escolher a profissão, qualquer tipo de escolha é muito difícil. Eu achava isso, daí adotei uma cadelinha e descobri que escolher por alguém que não sabe falar é ainda mais difícil e por vezes doloroso. Eu tive que escolher sobre castrar ou não a Amy sem poder considerar a opinião dela, eu escolho absolutamente tudo por ela e só espero que esteja acertando e fazendo ela feliz. 
   Depois que eu virei mãe de gente, a mãe da Melissa, tive que de novo escolher por alguém que ainda não sabe opinar. Ainda que ela tenha de alguma maneira escolhido o dia que nasceu eu já tive e ainda vou ter que fazer outras muitas escolhas por ela e corro o sério risco de errar e ter o meu erro jogado na cara pro resto da vida. Nos isentamos de escolher padrinhos na tentativa de um erro a menos. Tem tanta gente que reclama dos padrinhos, eu confesso que reclamo dos meus e os do pai dela eu em 9 anos de namoro nem conheço.
   Eu fui um pouco covarde porque além de tudo não saberia escolher, entre tantos amigos maravilhosos que tenho, alguém para ter destaque na vida da minha filha. Eu também não acho certo ir em um domingo cedo pra igreja católica ouvir coisas nas quais não acredito, deixar que um padre molhe a cabeça dela e depois nunca mais levar ela lá ou então só levar nas duas únicas vezes em que volto lá que é no dia de Santo Antônio e no de Nossa Senhora Aparecida. Eu não vou negar que ela tenha padrinhos, nem que tenha uma religião, apenas quero permitir que ela escolha e entenda o peso que tem uma escolha na nossa vida. Se os padrinhos escolhidos por ela faltarem ela terá total autonomia para cobrar e se a religião que ela escolher a decepcionar ela entenderá que nem sempre na vida a gente acerta. 
   Está chegando a hora de escolher uma escola aonde ela vai estar enquanto eu e o pai dela vamos trabalhar e que peso tem essa escolha. Escola municipal? Escola particular? O que analisar em uma escola? Será que alguém além de mim saberá cuidar tão bem dela? Eu sou muito desapegada e quero criar ela com um único vínculo de amor mas com total liberdade de ser, de ir e de vir dentro dos limites que a nossa relação precisará ter mas eu nunca precisei ser tão responsável na vida quanto estou tendo que ser ao escolher a quem confiar o bem mais precioso que eu tenho na vida. 
   Escolher pra mim é difícil, pra quem eu mais amo no mundo é muito mais pesado. E se eu errar? E se por culpa de um erro meu ela tiver traumas eternos? Nunca o medo de errar foi tão presente na minha vida. O que é bom pra mim pode ser péssimo pra ela. O que alivia o meu coração é que eu vou escolher com e por amor e nenhum erro no mundo é tão perdoável quanto o erro de uma mãe que sempre vai errar na tentativa de acertar. Que o Espírito Santo me ilumine e seja a escolha que for, que ela seja sempre feita com o mais puro amor. 

Nenhum comentário: