domingo, 20 de julho de 2014

Mais um clichê sobre amizade

   


   Eu já vi tantas definições lindas e reais sobre amizade mas ainda há tantas a serem ditas que eu resolvi me arriscar. Amigo é quem coloca um pouco de leveza na mais pesada realidade. Amizade não conta tempo, conta histórias, micos, porres, risadas. 
   Em 29 anos de vida eu tenho certeza que o mais difícil na amizade é tentar ajudar quem não quer ajuda. De todos os meus amigos os mais difíceis e os que, por algum motivo eu acabei me afastando, são os que sentem prazer em serem vítimas, em alimentar a dor, o sofrimento. É angustiante alcançar a mão para quem não quer segurar. Não é ser ruim, sabe? É que por melhor que a gente tente ser não podemos ultrapassar os nossos próprios limites e eu definitivamente não sei ver prazer na dor do outro e quando não me sinto útil não vejo outra solução que não seja me afastar e respeitar a escolha de cada um. Há quem seja feliz com a felicidade e há quem seja feliz com o sofrimento, não parece, mas é simples e não dá pra julgar.
   Em contrapartida, os mais fáceis de lidar são os amigos que nos entendem pelo olhar, que de alguma maneira, por alguma ligação muito forte, abrem a boca sempre pra dizer a palavra exata que precisamos ouvir. Alguns amigos são luz para os dias mais escuros, são a certeza para as nossas dúvidas, são o amor capaz de curar o nosso ódio. 
   Eu tenho amigos que são como uma barra de chocolate no auge da TPM, alguns dos meus anjos mantém o meu corpo e a alma aquecidos no pior inverno apenas porque existem. Não preciso ver, falar, ouvir para saber que muitos estarão sempre comigo mesmo não estando. É a doçura da amizade que ajuda a encarar a amargura de um mundo que insiste em ser cruel. 
   É um texto clichê mas é uma desesperada tentativa de homenagear quem se presta a depositar em mim um grão de fé. É tudo repetitivo mas é uma repetição cheia de esperança de conseguir pedir perdão por nem sempre saber ser a amiga que os meus amigos esperam e merecem. Dia do amigo é para refletir, para agradecer, para pedir que voltem, para entender porque se vão, para querer que fiquem pra sempre. Obrigada aos que me aceitam como eu sou mas me permitem e ajudam a ser sempre melhor! 

Nenhum comentário: