sexta-feira, 24 de setembro de 2010

O Brasil cor de rosa

   A luta das mulheres pela igualdade é de longa data, o movimento feminista que surgiu no século XIX tinha como principal objetivo a conquista do direito das mulheres ao voto. Com o direito ao voto conquistado, as mulheres ganharam também o direito de se candidatar à cargos políticos. A primeira deputada federal a se eleger foi Carlota Pereira de Queirós, uma doutora, isso foi em 1933. A partir daí estava aberta mais uma brecha para as mulheres.
   Porém, não foi tão simples assim mostrar que o sexo feminino não é tão frágil e incapaz como muitos pensavam, e ainda pensam. São anos e anos de luta constante pela igualdade. Durante essa luta, profissões que eram muitas vezes vistas como especificamente dos homens, passaram a ser exercidas, e em sua maioria com bom desempenho pelas mulheres. Diante da comprovação de que são capazes, as mulheres passaram também a conquistar a confiança dos homens, exercendo cargos de confiança em muitas empresas e também em Governos.
   Em 1989 uma mulher candidatou-se pela primeira vez à Presidência do Brasil, Maria Pio de Abreu que era do Partido Nacional, mas, foi apenas uma experiência. Talvez muitos pensassem que era utopia imaginar uma mulher no comando do país. Porém, em 2010, quem lidera as pesquisas é justamente uma representante do sexo feminino, Dilma Rousseff, candidata do Partido dos Trabalhadores, está fortemente cotada para ser a primeira mulher a presidir o país. Às mulheres resta torcer para que ela, se realmente for eleita, faça um bom trabalho como presidente, pois ela estará representando esta classe que tanto lutou, e ainda luta por um lugar ao sol.

Nenhum comentário: