domingo, 20 de julho de 2014

Mais um clichê sobre amizade

   


   Eu já vi tantas definições lindas e reais sobre amizade mas ainda há tantas a serem ditas que eu resolvi me arriscar. Amigo é quem coloca um pouco de leveza na mais pesada realidade. Amizade não conta tempo, conta histórias, micos, porres, risadas. 
   Em 29 anos de vida eu tenho certeza que o mais difícil na amizade é tentar ajudar quem não quer ajuda. De todos os meus amigos os mais difíceis e os que, por algum motivo eu acabei me afastando, são os que sentem prazer em serem vítimas, em alimentar a dor, o sofrimento. É angustiante alcançar a mão para quem não quer segurar. Não é ser ruim, sabe? É que por melhor que a gente tente ser não podemos ultrapassar os nossos próprios limites e eu definitivamente não sei ver prazer na dor do outro e quando não me sinto útil não vejo outra solução que não seja me afastar e respeitar a escolha de cada um. Há quem seja feliz com a felicidade e há quem seja feliz com o sofrimento, não parece, mas é simples e não dá pra julgar.
   Em contrapartida, os mais fáceis de lidar são os amigos que nos entendem pelo olhar, que de alguma maneira, por alguma ligação muito forte, abrem a boca sempre pra dizer a palavra exata que precisamos ouvir. Alguns amigos são luz para os dias mais escuros, são a certeza para as nossas dúvidas, são o amor capaz de curar o nosso ódio. 
   Eu tenho amigos que são como uma barra de chocolate no auge da TPM, alguns dos meus anjos mantém o meu corpo e a alma aquecidos no pior inverno apenas porque existem. Não preciso ver, falar, ouvir para saber que muitos estarão sempre comigo mesmo não estando. É a doçura da amizade que ajuda a encarar a amargura de um mundo que insiste em ser cruel. 
   É um texto clichê mas é uma desesperada tentativa de homenagear quem se presta a depositar em mim um grão de fé. É tudo repetitivo mas é uma repetição cheia de esperança de conseguir pedir perdão por nem sempre saber ser a amiga que os meus amigos esperam e merecem. Dia do amigo é para refletir, para agradecer, para pedir que voltem, para entender porque se vão, para querer que fiquem pra sempre. Obrigada aos que me aceitam como eu sou mas me permitem e ajudam a ser sempre melhor! 

domingo, 13 de julho de 2014

Quem ganhou a Copa?

   


   Acabou hoje o maior evento de futebol do mundo, a Copa, que esse ano foi realizada no Brasil. A Alemanha levantou a taça, mas penso que não são eles os maiores vencedores desse campeonato. Quem ganhou a Copa do mundo foi a superação de um país que mesmo que ande mal das pernas em educação, segurança, saúde pública, mal ou bem, com protesto ou sem, conseguiu oferecer todas as pompas aos visitantes. A grande campeã foi a integração, foi a oportunidade que tantos brasileiros tiveram em desmistificar o estilo de ser de outros países, foi a surpresa que causou, por exemplo, a simpatia dos alemães. 
  Os brasileiros deveriam levantar a taça da Copa do Mundo porque apesar e acima de tudo demonstraram maestria na arte do bem receber. Não vou ser hipócrita, nunca fui a favor do Brasil ser a sede da Copa, penso que talvez não estivéssemos no nosso melhor momento para sediar o evento, mas já que fomos, precisávamos mostrar e comprovar para o mundo o que esse país tem de bom. Não faltam qualidades ao Brasil o que falta é auto estima ao povo para reconhecer tanta coisa boa. 
    O Brasil não é a seleção brasileira, o Brasil é cada trabalhador que de alguma maneira colaborou para que tudo acontecesse da melhor forma. O Brasil é cada um que se abateu sim por ter perdido de 7 x 1 para a Alemanha, mas soube entender e reconhecer o quanto os alemães sabem sim ganhar um jogo sem desrespeitar o adversário. Para mim, o Brasil é cada um que entendeu que foi falta de respeito ter vaiado o hino adversário, ou então, ter vaiado a autoridade máxima do país. 
   Somos o direito de comemorar e torcer pela mistura de raças, descendentes de uruguaios, italianos, alemães, argentinos, que optaram por não torcer para a seleção brasileira a fim de respeitar as raízes. Somos sim, o direito de optar por qualquer seleção, somos muito mais do que uma equipe que corre atrás de uma bola, somos uma imensa equipe que luta e corre todos os dias atrás de uma melhor qualidade de vida, de um país melhor. Somos todos campeões. Levanta a taça brasileiro, comemora, tu merece, pois soube muito bem ser anfitrião do maior evento de futebol do mundo. Parabéns Brasil, parabéns brasileiros, é de vocês o título, comemorem!