Há quanto tempo não passo por aqui, não me arrisco a digitar e dividir meus pensamentos com essa pagina, mas agora, depois de tanto tempo sobrou um tempinho e cá estou... o assunto da vez?! o orgulho! Como tenho pensando nesse maldito orgulho.
O que se ganha com ele?! O que se perde?! Ahh mas eu cheguei a conclusão que mais se perde do que se ganha. Se perde um amor, um amigo, a relação com alguem da família, com um colega de trabalho, e tudo por não voltar atras, não reconhecer um erro, não perdoar, tudo por achar bonito ser orgulhso. Mas bem a verdade, se há algo bonito em ser orgulhoso, feio é como ficamos tomados de orgulhos, enchendo o peito para entoar frases fortes, ridiculas e dolorosas:
-Eu não perdoo, jamais!
-Meu orgulho está acima de tudo!
-Bem capaz que eu vá voltar atrás!
E dizemos tudo isso como quem diz que vai salvar o mundo, ou que vai ajudar o proximo, quando na verdade estamos criando nosso câncer, nossas mágoas, nossas tristezas, nossas angustias e nossos arrependimentos. É tão mais bonito perdoar, mas pra nós, seres humanos isso parece tão sofrido e feio, tanto que quando alguem perdoa o julgamos mal por isso. -Fulano é um troxa, fazem horrores pra ele e ele perdoa! Na verdade trouxas somos nós, orgulhosos, que fazemos mal somente a nós mesmos e há mais ninguem com esse tal orgulho besta que só nos faz perder, só traz coisas ruins, além de que, nenhum medico me disse isso mas eu acerdito que faça um mal imenso à saude. Como dói o orgulho, como machuca, queima, fere ... que vontade de voltar atrás as vezes e detonar esse maldito orgulho, manda-lo pro espaço e ganhar de novo a paz. E não falo em perdoar de voltar a falar, andar junto, voltar a namorar, reatar casamento, mas perdoar para ser feliz consigo mesmo, para não ser tomado de ódio a cada vez que olha para determinada pessoa, perdoar para fazer bem para nós mesmos e mais ninguem. Tá aí a minha grande proposta de 2010: aprender a perdoar, a me perdoar em primeiro lugar, talvez seja esse o grande e maior segredo, se perdoar para depois se achar digno de perdoar alguem!
E afinal, como diria o grande Mestre: "Quem nunca errou que atire a primeira pedra!"